Viu Política

Política

Como vídeos no YouTube retrataram as eleições de 2022? Com a sua ajuda, nós descobrimos. Acesse nossos relatórios e descubra. Ao todo, monitoramos mais de 30.000 vídeos considerados políticos e tivemos achados relevantes.

As eleições também são decididas na internet, em plataformas como o YouTube. Mas quais conteúdos políticos circulam nessas plataformas e quais narrativas são as que ganham maior visibilidade? O Viu Política é um projeto da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e do Instituto Vero, que contou com o apoio da Mozilla, criado para responder a essa pergunta. Com a ajuda de usuários de internet, mapeamos vídeos políticos no YouTube para apresentar uma visão inédita sobre as narrativas em alta na plataforma, os vídeos que foram amplificados por algoritmos e as pessoas e motivações por trás de todo esse conteúdo.

Dezenas de voluntários coletaram mais de 1.200 vídeos, o que nos permitiu capturar pelo menos 30.000 vídeos recomendados. Eles foram analisados entre 10 de outubro e 30 de novembro de 2022, coincidindo com o primeiro e segundo turnos das eleições brasileiras.

Acesse o relatório na íntegra abaixo:

1. Versão em português
2. Versão em inglês

O PROJETO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

No items found.