Viu Política

Política

Criamos uma extensão para que você nos ajude a mapear vídeos políticos no YouTube. Ao lado de milhares de pessoas e dezenas de influenciadores, vamos identificar as narrativas em torno das #Eleições22.

As eleições também são decididas na internet, em plataformas como o YouTube. Mas quais conteúdos políticos circulam nessas plataformas e quais narrativas são as que ganham maior visibilidade?

O Viu Política é um projeto da Universidade de Exeter, no Reino Unido, do Instituto Vero e da Fundação Mozilla, criado para responder a essa pergunta. Com a sua ajuda, vamos mapear vídeos políticos no YouTube para apresentar uma visão inédita das narrativas em alta na plataforma, os vídeos que estão sendo amplificados por algoritmos e as pessoas e motivações por trás de todo esse conteúdo.

A pesquisa dedica atenção especial a temas como as questões raciais e misoginia no conteúdo do YouTube, sendo apoiada por um conselho consultivo de oito especialistas que atuam com raça e gênero no Brasil.

Como você pode ajudar?

Você pode fazer o download da extensão desenvolvida por nós e começar a marcar qualquer vídeo político que você encontrar. Quando você marca que um vídeo tem política, a extensão Viu Política coleta o link do vídeo marcado, o link dos vídeos recomendados, e só. Com base nesses dados, vamos analisar quantitativamente e qualitativamente os vídeos políticos que circularam no YouTube nestas #Eleições22.

O PROJETO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

No items found.

EQUIPE

Agenor Neto

Conteudista

Beatrice Bonami

Head de Educação

Caio Machado

Cofundador e diretor-executivo

Camila Tsuzuki

Coordenadora de operações

Victor Vicente

Head de comunicação

Matheus Vieira

Designer e ilustrador

Nathalia Damasceno

Relações públicas