Como vídeos no YouTube retrataram as eleições de 2022?

Analisamos 30.000 vídeos recomendados pela plataforma. Veja o que descobrimos nos relatórios abaixo.

REALIZADO POR

As eleições também são decididas na internet, em plataformas como o YouTube. Mas quais conteúdos políticos circulam nessas plataformas e quais narrativas são as que ganham maior visibilidade? O Viu Política é um projeto da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e do Instituto Vero, que contou com o apoio da Mozilla, criado para responder a essa pergunta. Com a ajuda de usuários de internet, mapeamos vídeos políticos no YouTube para apresentar uma visão inédita sobre as narrativas em alta na plataforma, os vídeos que foram amplificados por algoritmos e as pessoas e motivações por trás de todo esse conteúdo.

Dezenas de voluntários coletaram mais de 1.200 vídeos, o que nos permitiu capturar pelo menos 30.000 vídeos recomendados. Eles foram analisados entre 10 de outubro e 30 de novembro de 2022, coincidindo com o primeiro e segundo turnos das eleições brasileiras.

Principal conclusão
Apesar de um equilíbrio no número de vídeos entre os campos políticos de direita e esquerda, as narrativas políticas pró-Bolsonaro parecem ter sido as mais recomendadas por todos os cinco grupos de canais. São eles: Grupo A: Lula e mídia diversa, Grupo B: Bolsonaro e mídia diversa, Grupo C: Mídia liberal, Grupo D: Podcasts e programas de rádio e Grupo E: Cluster Bolsonarista Secundário.

Além disso, grupos de canais com conteúdo rotulado como “ameaças à democracia”, como fraude eleitoral e corrupção, também receberam a maioria das recomendações: 37%. Os grupos B, D e E – principalmente canais afiliados a Bolsonaro – apresentaram mais da metade do conteúdo classificado como “ameaças à democracia”.

Acesse o relatório na íntegra abaixo:

1. Versão em português
2. Versão em inglês