PODCAST RESUMIDO

Sonhos da inteligência artificial

Cultura

Botão de integração do iTunesBotão de integração do SpotifyBotão de integração da Amazon Music

As primeiras pesquisas em torno da tecnologia de reconhecimento facial ocorreram na década de 1960. Na época, a possibilidade de construir um software capaz de reconhecer e diferenciar rostos humanos era um objetivo quase utópico. Sabemos que a utopia se tornou real. A tecnologia que inicialmente foi utilizada por organizações de segurança e governos em todo o mundo, agora se encontra nos smartphones. 

Apesar disso, o uso da tecnologia sofre duras críticas de defensores dos direitos humanos, que acusam os gestores de utilizar a ferramenta de forma pouco ética e transparente. Chegamos em um momento de uso tão irrestrito que já é possível que pequenas empresas e pessoas comuns consigam rastrear e identificar soldados russos do outro lado do mundo. Este não é um exemplo hipotético e Bruno Natal fala um pouco sobre o caso e outros usos da tecnologia no episódio #154 do RESUMIDO.

Além disso: desinformação, propaganda e disputa tecnológica na Ucrânia, os limites das redes sociais em ano eleitoral, os limites das inteligências artificiais, o futuro da música e muito mais!