Desinformação
Investigação sobre a comercialização de funções e comportamento inautêntico no Instagram
Este relatório tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada pelo Instituto Vero sobre a venda de funções no Instagram, no ano de 2021, no Brasil.
A nova arquitetura digital da esfera pública oferece caminhos e “regras” de comunicação e da criação e disseminação da informação, principalmente para aqueles que buscam capital social, econômico e político a partir do uso dessas plataformas. Por isso, este estudo teve como objetivo entender como funciona a compra e venda de funções em plataformas (em especial o Instagram), a fim de obter um desenho de como este mercado opera no Brasil. Através de métodos como revisão sistemática, netnografia e descrição “bola de neve”, este trabalho expõe como principal achado as dinâmicas monetárias e culturais na compra e venda de funções e se questiona sobre o real motivo pelo qual milhares de perfis recorrem a este mecanismo para obter ganhos financeiros ou de popularidade.
O projeto se debruçou sobre o mercado dedicado ao Instagram, por entender que é uma plataforma particularmente relevante no cenário nacional e rica em funcionalidades, variando desde mensagens privadas, até conteúdo efêmero (stories), fotos e vídeos de diversos formatos. Essa multiplicidade de funcionalidades abre espaço para a exploração, comercial ou não, da plataforma em diversas frentes. Esse relatório aponta a existência e práticas de um vasto mercado que certamente mira outras redes sociais e plataformas digitais.