Direitos

Liberdade de expressão e segurança online

A liberdade de expressão está relacionada à sensação de segurança que as pessoas têm para exercê-la

O uso da Internet para a comunicação é tão presente na trajetória e no uso corrente dessa tecnologia que falar sobre ela é trazer à tona o tema da liberdade de expressão. A pandemia de Covid-19 acirrou essa tendência: com o isolamento social, a Internet se tornou, cada vez mais, o ambiente para trabalhar em equipe, fazer uma consulta médica, acessar serviços públicos e, sobretudo, manter contato com pessoas. “Manter contato” não se restringe apenas à comunicação interpessoal e inclui a troca e o compartilhamento de opiniões, posicionamentos e conteúdos sobre política. Esses usos ocorrem, inclusive, em meio a eventos como as eleições.

Dentro desse cenário e em ano eleitoral, a pesquisa Liberdade de expressão e segurança online: a percepção de segurança dos usuários ao se manifestar na Internet foi desenvolvida pelo Instituto Vero com o objetivo de compreender a experiência dos usuários ao se expressarem na Internet, com enfoque na autoavaliação desses indivíduos quanto ao nível de segurança do ambiente digital para esse fim.

Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa exploratória cuja proposta é apresentar uma visão panorâmica da percepção dos usuários sobre as condições de segurança física e psicológica que eles possuem para se expressarem nas redes sobre temas variados e, em particular, a respeito de autoridades ou instituições públicas.

A pesquisa foi feita com a aplicação de um questionário online amplamente divulgado nas mídias sociais do instituto e de parceiros. O público-alvo era qualquer usuário de Internet com 18 anos ou mais e o formulário aceitou respostas entre os dias 27 de abril e 30 de maio de 2022. Houve a coleta total de 1060 respostas, sem identificação pessoal, e que continham o consentimento livre e esclarecido dos respondentes.