Direitos

Ataques a jornalistas

Como operações de influência são usadas para atacar jornalistas e enfraquecer democracias?

“Quando um influenciador dissemina uma informação, há impacto. Mas quando quem faz isso é um membro do governo, o impacto é muito maior”, afirma Patrícia Campos Mello, jornalista premiada e uma das entrevistadas no relatório Como operações de influência entre plataformas são usadas para atacar jornalistas e enfraquecer democracias?, lançado hoje. A pesquisa é uma parceria do InternetLab com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), o Laboratório de Pesquisa Digital Forense do Conselho Atlântico (DFRLab), o Instituto VERO, AzMina e VOLT DATA LAB. O objetivo da pesquisa foi demonstrar como os ataques que ocorrem online impactam as vidas de jornalistas e como discursos violentos ganham espaço nas redes sociais no contexto brasileiro. Nesse sentido, buscou-se responder às seguintes perguntas:

  1. Há diferenças na forma com que a violência de gênero é promovida e instrumentalizada nas operações de influência entre plataformas?
  2. Há diferenças entre a violência online que ataca jornalistas mulheres e jornalistas homens? Da mesma forma, há diferenças entre a violência online direcionada a jornalistas negros, indígenas e brancos?
  3. Até que ponto as operações de influência atacam jornalistas entre plataformas?
  4. Como as operações de influência direcionadas a jornalistas se alastram através do Twitter, YouTube e WhatsApp?
  5. Como atores mal-intencionados se apropriam de recursos específicos das plataformas para aumentar o alcance de suas campanhas?

Para respondê-las, foi utilizada uma abordagem multimétodos que incluiu uma análise de dados nas contas do Twitter, YouTube e WhatsApp de 200 jornalistas —  133 mulheres e 67 homens com diferentes perfis sociais, trabalhando em diferentes áreas. Os dados coletados foram analisados combinando análise qualitativa (checagem e interpretação dos ataques), análise de rede (redes de hashtags do Twitter e de recomendações do YouTube para identificar atores envolvidos) e análise lexical (termos usados para atacar jornalistas, com base em gênero e raça). Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 jornalistas que sofreram violência online.