Protocolo Ipê

Desinformação

A devastação da Amazônia passa por campanhas de desinformação. Neste projeto, mapeamos essas desinformações e ajudamos a construir contranarrativas protagonizadas por indivíduos dos territórios amazônicos.

O Protocolo Ipê mapeia e combate a desinformação ambiental e climática na Amazônia. O projeto reúne pesquisadores, criadores de conteúdo e ativistas com o objetivo de co-criar narrativas sobre a Amazônia, a partir de realidades locais. A equipe envolvida produz estudos, campanhas de comunicação e oficinas educativas para ampliar o acesso à informação e aos meios de produzi-la.

O objetivo é promover uma campanha de informação confiável contra a desinformação sobre as políticas climáticas, colocando em evidência como o discurso sobre as mudanças climáticas é moldado por insumos econômicos e como isso afeta os cidadãos das áreas urbanas e das florestas da Amazônia. Nosso objetivo é lançar luz sobre todas as nuances e diferentes realidades do debate amazônico que foram pisoteadas por falsas narrativas de dicotomia entre economia vs. ambiente. O projeto visa trazer os dilemas climáticos regionais e locais da Amazônia urbana e rural para o grande público brasileiro para que possamos ter um debate mais informado, considerando as questões altamente complexas e diversificadas neste campo.

No primeiro ciclo do projeto, demos ênfase a três estados da Amazônia Legal: Pará, Amazonas e Acre. Em cada estado mapeamos desafios locais e contranarrativas de enfrentamento.


3

estados prioritários

+40

pessoas envolvidas

1M

pessoas alcançadas

O PROJETO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

No items found.