FACTS-NFT

Popularizando a tokenização no combate à desinformação

Acesse

No Dia Internacional do Fact-Checking (02/04), fact-checkers de 4 continentes se uniram para lançar a 1ª loja virtual de compra e venda de checagens no formato NFT (tokens não fungíveis). 

Em parceria com Agência Lupa (Brasil), Lead Stories (Estados Unidos), Newtral (Espanha) e Taiwan FactCheck Center (Taiwan), a FACTS-NFT colocou em negociação mais de 20 checagens que foram cuidadosamente extraídas do acervo dessas quatro organizações e que tratam de assuntos diversos, como política, saúde, meio ambiente e celebridades. Com esta iniciativa, a FACTS-NFT e esse grupo de fact-checkers pretendem atingir uma nova audiência e alavancar um novo modelo de financiamento e atuação conjunta para a luta contra a desinformação.

Como importa:
Um dos principais desafios que nossa sociedade enfrenta é a disseminação da desinformação e o impacto que ela tem em nossas vidas. Por isso, o trabalho dos checadores de notícias é fundamental.

Hoje já existem pelo menos 300 organizações de verificação de fatos no mundo lutando contra a desinformação. As NFTs podem ser uma nova fonte de receita para essas organizações. Acreditamos também que isso pode ser revolucionário, especialmente por garantir maior independência de atuação para as agências de checagem de fatos.


Como ajudar:
FACTS-NFT quer engajar pessoas na defesa dos fatos e na continuidade do trabalho de fact-checking. Na plataforma, qualquer pessoa interessada pode comprar checagens de notícias históricas.

Uma vez que uma checagem é adquirida, o comprador tem direito imediato à posse do token. Este token representa a checagem e o material exclusivo anexado à verificação (bastidores da apuração, informações extras, comentários etc.). O comprador da NFT pode então decidir guardar o token como parte de uma coleção, doá-lo ou revendê-lo para outra pessoa no mercado das criptomoedas.  

O mercado criado pela FACTS-NFT é uma maneira nova e estimulante de apoiar financeiramente o trabalho dos checadores de fatos, tornando-se publicamente patrono ou colecionador de uma ou mais checagens históricas e notáveis.

Entenda os NFTs.
Como comprar NFTs.

Acesse a plataforma

Realização:
Cristina Tardáguila
Thiago Rondon
Gabriel Rondon
Isaac Rodriguez


Apoio:
App Cívico
Instituto Vero
Instituto Tecnologia & Equidade