NEWSLETTER [ON]TEM

05/10/2021

Propriedades do Facebook ficam fora do ar por mais de 6 horas no mundo inteiro

Cultura

Ops! Algo deu errado. Tente mudar de navegador e inserir seu e-mail novamente.

Diferentemente das outras notícias da newsletter, você com certeza já ficou sabendo da queda do Facebook. Por isso, vamos explicar mais detalhes do caso.

-

#01 - Apenas propriedades do Facebook foram afetadas: Instagram, WhatsApp, o próprio Facebook, FB Workplace, Oculus e assim por diante. Ontem, algumas pessoas relataram instabilidade em outras plataformas, mas isso se deve à migração de tráfego. Pessoas que antes acessavam o Facebook passaram a usar o Twitter, por exemplo, e sobrecarregaram essa segunda plataforma.

#02 - Vários pesquisadores destacaram que o problema teria a ver com o Domain Name System (DNS). Esse é o sistema responsável por apontar o nome (exemplo: fb.com) para o endereço IP do serviço (exemplo: 200.175.182.100). Para que usuários não precisem memorizar sequências numéricas enquanto navegam na internet, o DNS traduz esses números para um sistema nominal, que é um dos elementos fundamentais da governança da internet, inclusive por centralizá-la.

#03 - Uma atualização de rotina fez com que os registros do Border Gateway Protocol (BGP), parte do DNS, fossem apagados por engano. Vou explicar o que é BGP: imagine que você está dirigindo no município de Altamira. Você não conhece Altamira, mas precisa ir de um ponto 1 a um ponto 2. O BGP é o mapa das ruas da cidade. O erro foi: alguém do Facebook pegou esse mapa lindo, importante, e sem querer apagou todas as rotas possíveis.

#04 - Especula-se que a atualização tenha impedido que os administradores remotos (por exemplo, que trabalham em Nova York) revertessem o erro. Já as pessoas com acesso físico ao servidor (em Santa Clara, Califórnia) não tinham permissão de acesso à rede. Ou seja, houve uma falha de credenciais, que trouxe um desafio logístico para a empresa. Mark Zuckerberg precisou deslocar pessoal com a devida permissão de acesso para resolver o problema fisicamente.

#05 - Muitos afirmaram que a queda dos serviços havia sido proposital. Isso porque, no domingo, uma pessoa responsável por vazar os documentos do Facebook para o Wall Street Journal (que publicou a série investigativa “The Facebook Files”), revelou sua identidade e fez novas denúncias. Ela afirmou que a empresa mentiu sobre a efetividade do combate à desinformação. [CBS]

A queda dos serviços poderia ser uma tentativa de deslocar a atenção do público, da denúncia à essencialidade da plataforma. Só que essa teoria não faz nenhum sentido: com a queda de ontem, a plataforma perdeu US$ 19 bilhões. Só o Mark Zuckerberg perdeu US$ 7 bilhões. [G1]