Cultura
Anatel pretende bloquear sites piratas sem entrar na justiça. A agência pretende começar a adotar a prática a partir do primeiro semestre de 2023. Até agora, o bloqueio depende de autorização judicial, que demanda mais burocracia e tempo para a formalização. [Tecnoblog]
Twitch lançou sua própria plataforma de “caridade”. Os streamers em breve poderão arrecadar dinheiro para caridade diretamente na plataforma, facilitando a transferências para as organizações escolhidas. A empresa lançou um beta fechado do “Twitch Charity” para um grupo restrito de usuários. [Techcrunch]
Ação coletiva quer acabar com o uso exclusivo de pagamentos de carteira digital da Apple. O processo acusa a empresa de lucrar pelo menos US$ 1 bilhão por ano ao não permitir que seus clientes utilizem carteiras concorrentes para realizar pagamentos. [Olhar Digital]
A Amazon está tomando medidas legais contra os administradores de mais de 10.000 grupos do Facebook que, segundo a empresa, organizam avaliações falsas de produtos em sua plataforma. Em troca das avaliações positivas, os usuários recebem dinheiro ou produtos gratuitos. Os grupos são supostamente responsáveis por avaliações falsas nos sites da Amazon nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Japão, anunciou a empresa. Apenas um desses grupos, chamado “Amazon Product Review”, teria mais de 43.000 membros. [BBC]
O TikTok está sendo acusado de coletar de dados “agressivamente”. Especialistas em segurança cibernética alertaram usuários australianos que o governo chinês poderia usar o aplicativo para coletar informações pessoais, desde mensagens no aplicativo com amigos até localizações precisas de dispositivos. [Olhar Digital]
O FBI emitiu um alerta para instituições financeiras e investidores, pedindo que tomem cuidado com aplicativos de criptografia falsos. A agência identificou 244 vítimas que foram fraudadas por aplicativos falsos e juntas tiveram um prejuízo de US$ 42,7 milhões. Os golpistas usam nomes e outras informações de empresas legítimas para atrair e fraudar investidores. [Protocol]
O YouTube anunciou novos recursos de compras. A empresa firmou parceria com a Shopify para permitir que criadores e comerciantes apresentem seus produtos diretamente em seus canais. Agora os usuários poderão comprar os produtos sem sair da plataforma. [Engadget]