Guia de privacidade para adolescentes

Como acessar a internet de maneira segura?

Privacidade é um direito básico para adolescentes. O uso crescente da Internet e das mídias sociais, junto com os avanços em técnicas de recuperação de dados, estão oferecendo novas oportunidades para fazer uso dos nossos dados pessoais - eessas oportunidades estão igualmente disponíveis para usos éticos e antiéticos.


Este guia fornece informações sobre as várias ameaças à privacidade online e apresenta princípios que adolescentes podem tomar na Internet para buscar maior privacidade.  Ele é uma adaptação e tradução do framework Teaching Privacy/International Computer Science Institute, licenciado sob Creative Commons 4.0.

Conheça os princípios:

  1. Você está deixando pegadas
  2. Não existe anonimato na Internet
  3. A sua informação é valiosa
  4. Alguém sempre pode te ouvir
  5. Compartilhar faz você perder o controle
  6. Achar dados é cada vez mais fácil
  7. O que acontece online é parte da vida real
  8. A identidade do outro não é garantida
  9. Você não pode fugir da internet
  10. Privacidade dá trabalho

equipe responsável

Victor Vicente

Head de Comunicação

Head de conteúdo no Instituto Vero e coordenador de educação e difusão do conhecimento no Brazilian Institute of Data Science (BIOS), sediado na Unicamp. É doutorando em ciências da comunicação (USP), mestre em comunicação e cultura (UFRJ), pós-graduado em marketing e design digital (ESPM) e graduado em jornalismo (Uerj). Foi coordenador de comunicação do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) entre 2015 e 2019, além de ter sido pesquisador do MediaLab.UFRJ entre 2017 e 2019. Se interessa por aplicações tecnológicas que proporcionem impacto social positivo e distribuído.