MÓDULO

7

Economia digital

Como a internet transformou a produção de valor?

Há alguns anos, quem desejava abrir um negócio precisava de um espaço físico para o estoque e as vendas, de móveis para colocar seus produtos, montar vitrines para chamar a atenção de consumidores e investir em anúncios de rádio, televisão ou de papel. Hoje, com exceção do estoque, o mesmo negócio pode funcionar inteiramente online. Essa é apenas uma pequena parte do que chamamos de economia digital.

No módulo 7 do curso Conectados e Ligados você vai entender como a economia digital funciona. Além disso, vai encontrar conteúdo sobre a capitalização de dados abertos e pessoais, o que é economia da atenção e a tokentização dos ativos. O conteúdo deste módulo foi desenvolvido em parceria com a equipe do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), que faz pesquisa independente e sem fins lucrativos sobre as dimensões legais, sociais, econômicas e culturais da tecnologia.

Vídeo #01

Para começar os seus estudos sobre economia digital, assista ao primeiro vídeo deste módulo. A Ana Carolina Benelli, integrante do ITS Rio, explica o que é a economia digital e qual a sua relação com dados abertos e privados:

Vídeo #02

Agora que você já viu as diferentes possibilidades e riscos oferecidos pela economia digital, no vídeo seguinte a Priscilla Silva Laterça e o Redson Fernando, também integrante do ITS Rio, vão falar sobre a economia da atenção. Eles também explicam como a Web 2.0 e a 3.0 alteraram a forma como interagimos com as informações, o que é o chamado capitalismo de vigilância, machine learning e FOMO.

Vídeo #03

No terceiro vídeo do módulo 7 você vai ver o que significam conceitos como criptomoedas, blockchain e tokentização de ativos. Pode parecer complicado, mas a Janaina Costa e o Gabriel Aleixo, do ITS Rio, vão fazer você entender tudo direitinho!

E-BOOK

Acesse o e-book deste módulo

Aprofunde seus estudos com esse e-book feito especialmente para o módulo.

Acessar