MÓDULO

6

Trabalho de Plataforma

O que é trabalho no mundo conectado?

Entre as várias transformações que a tecnologia provocou na sociedade está o surgimento do trabalho de plataformas. Entregadores de aplicativos, pessoas que trabalham em “fazendas de cliques” ou como treinadores de inteligência artificial participam de um regime de trabalho que promete autonomia, mas que é altamente precário. No módulo 6 do curso Conectados e Ligados, do Instituto Vero, você vai entender o que é o trabalho por plataformas, o fenômeno da uberização e a economia de compartilhamento. O conteúdo deste módulo foi desenvolvido pelo DigiLabour, um laboratório de pesquisa da UNISINOS que produz investigações em torno das conexões entre mundo do trabalho e tecnologias digitais.

VÍDEO #01

Quando ficamos com fome e fazemos um pedido de comida num aplicativo, só precisamos escolher o produto e esperar o entregador chegar até a nossa porta. Mas, por trás disso, existe um complexo processo de gestão do trabalho mediado por tecnologias digitais. No primeiro vídeo do módulo você vai entender o que é a plataformização do trabalho e como esse fenômeno vai muito além da entrega de comida. Também vai descobrir como humanos trabalham fazendo micro tarefas para treinar inteligências artificiais e o que são “fazendas de cliques”. O roteiro é de Rafael Grohmann, coordenador do DigiLabour, e a apresentação é de Isabela Inês, pesquisadora júnior do Instituto Vero.

VÍDEO #02

Agora que você já está por dentro do que é trabalho por plataformas, você vai conhecer alguns meios pensados pelos trabalhadores a fim de melhorar suas condições de trabalho. Uma das alternativas é o desenvolvimento do cooperativismo de plataforma. O roteiro e apresentação também são de Rafael Grohmann e Isabela Inês.

E-BOOK

Acesse o e-book deste módulo

Aprofunde seus estudos com esse e-book feito especialmente para o módulo.

Acessar