MÓDULO

4

Desinformação

Como lidar com as táticas de manipulação e distorção dos fatos?

Alguma vez você já teve a sensação de que está cercado por armadilhas de desinformação enquanto navega por um site ou rede social? Algumas informações falsas e teorias da conspiração são facilmente identificáveis. Mas, também existem tipos de desinformações mais sutis, prontas para pegar pessoas desprevenidas.

Neste módulo do Curso Conectados e Ligados, a equipe da Agência Lupa vai mostrar porque as pessoas costumam cair em desinformação e porque todos estão vulneráveis. Você vai aprender a verificar informação na internet, a consumir e produzir conteúdo com responsabilidade e a conversar com quem acredita em desinformação.

Os conteúdos desse módulo foram elaborados pela equipe da Agência Lupa especialmente para o Curso Conectados e Ligados! Para aproveitar todo o conteúdo deste módulo, assista aos vídeos, baixe o e-book e responda às perguntas do quiz no final da página!

VÍDEO #01

No primeiro vídeo do módulo 4, Natália Leal, Diretora-executiva da Agência Lupa, explica quais são as diferenças entre os termos “desinformação” e “fake news” e porque devemos preferir o primeiro. Além disso, ela fala sobre a atuação da indústria da desinformação e o que podemos fazer para verificar informações na internet:

VÍDEO #02

Agora que você já viu como a desinformação é disseminada e como verificar se uma informação é verdadeira, assista ao segundo vídeo deste módulo. Nele, a Natália Leal vai falar sobre como você pode conversar sobre desinformação com outras pessoas – principalmente aquelas que costumam acreditar em conteúdos duvidosos.

VÍDEO #03

Depois de ver dois vídeos sobre desinformação, chegou a hora de saber como consumir e produzir informação com responsabilidade. Essa é uma tarefa difícil, já que passamos várias horas dos nossos dias em meio a uma avalanche de informações. Mas, a Natália mostra como é possível ter uma relação responsável e saudável com as informações na internet:

E-BOOK

Acesse o e-book deste módulo

Aprofunde seus estudos com esse e-book feito especialmente para o módulo.

Acessar