BLOG

09/11/2022

Carta aberta a Elon Musk: um chamado à ação contra violência online a jornalistas

Direitos

Ops! Algo deu errado. Tente mudar de navegador e inserir seu e-mail novamente.

Caro Musk,

Nós, participantes da 8ª Conferência Internacional sobre Segurança de Jornalistas, juntamente com outros especialistas, jornalistas, acadêmicos, profissionais do direito e pesquisadores, escrevemos para solicitar que o Twitter tome medidas urgentes contra os ataques a jornalistas em geral e a mulheres jornalistas em particular. Em um momento histórico no qual a desinformação polui nossas esferas públicas e onde jornalistas mulheres em particular são expostas ao ódio e à violência online, o papel de grandes empresas tecnológicas como o Twitter nunca foi tão importante.

De acordo com uma pesquisa global da UNESCO, quase três quartos das mulheres jornalistas relataram ter sofrido violência online ao exercer seu trabalho, resultando muitas vezes em autocensura. As descobertas são enfatizadas em pesquisas do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), do Conselho da Europa (COE) e, mais recentemente, no estudo “The Chilling: global trends in online violence against women journalists”. Esse estudo mostra a natureza interseccional do abuso online – racismo e fanatismo se somam à misoginia como padrões de ataques online. Pesquisas mostram como mulheres jornalistas e jornalistas de grupos marginalizados em particular são humilhadas, ameaçadas e intimidadas. A violência também irradia: 20% das jornalistas mulheres foram alvo de abusos e ataques offline ligados à violência online.

O Twitter é uma fonte-chave de notícias para as pessoas e é uma ferramenta essencial para jornalistas. O ódio e o assédio no Twitter trabalham para silenciar vozes, reduzindo a diversidade e minando a liberdade de expressão. O Twitter precisa ser um lugar que acolhe a todos. A violência e a discriminação baseada em gênero, sexualidade, etnia ou religião não podem ser aceitas.

Nós, abaixo assinados, estamos preocupados com a cumplicidade das empresas de mídia social na crise global de desinformação que mina a democracia e alimenta ataques à imprensa. Pedimos que você aja com urgência para garantir que o combate aos ataques online contra jornalistas seja uma prioridade fundamental para sua nova equipe e que mecanismos adicionais sejam implementados para proteger os jornalistas dos ataques coordenados que os rebaixam, humilham e ameaçam. À medida que você trabalha para estabelecer um Conselho de Moderação de Conteúdo, solicitamos que recomendações e sistemas claros sejam implementados com urgência para que possa haver uma maior diversidade de informações e pontos de vista, tanto na plataforma quanto na tomada de decisão. Uma das questões críticas que você precisa abordar são os ataques a jornalistas e a violência online baseada em gênero.

Os jornalistas devem poder compartilhar suas histórias, notícias e opiniões sem serem submetidos ao ódio, a ameaças de estupro, ameaças à família e entes queridos ou serem intimidados por uma multidão virtual. Jornalistas são e devem ser desafiados, criticados e discordados. No entanto, é inaceitável que apenas por expressar suas opiniões no Twitter, jornalistas, e mulheres jornalistas em particular, sejam submetidos a abusos horríveis e contínuos.

Senhor Musk, estamos prontos para trabalhar com suas equipes e apoiar quaisquer esforços para combater ativamente essas ameaças à segurança dos jornalistas e à democracia. A cada dia que uma mulher é abusada no Twitter, nos afastamos da possibilidade da “praça pública digital” que você descreveu em sua carta aos anunciantes. Em vez disso, podemos avançar para um mundo de ódio e divisão, de mais gritos, menos ouvidos, um mundo de violação dos direitos mais básicos à dignidade e igualdade para todos.

Assinada e adotada na Conferência Internacional sobre Segurança de Jornalistas, Oslo, Noruega, 2 de novembro de 2022.

Assine a carta

__

William Bird, Director Media Monitoring Africa

Professor Elana Newman, Dart Center of Journalism and Trauma

Dr. Christen Krogh, Rector, OsloMet University

Dr. Saumava Mitra, Dublin City University

Dr Diana Maynard, Sheffield University

Professor Lothar Fritsch, OsloMet

Professor Mirjam de Bruijn, Leiden University

Professor Johannes Languth, Simula

Dr. Gerald Walulya, Makerere University

Dr. Ilmari Hiltunen, Tampere University

Dr. Mulatu Moges, Addis Ababa University

Trond Idås, Norwegian Union of Journalists

Professor Bruce Mutsvairo, Utrecht University

Professor Roy Krøvel, OsloMet University

Professor Kristin Skare Orgeret, OsloMet University

Dr. Yennué Zarate Valderrama, Universidad Iberoamaricana

Dr. Nhamo Anthony Mhiripiri, Midlands State University

Georgios Terzis, Vrije Universiteit Brussel

Abel Wabella Sugebo, Inform Africa

Dr. Daniela Oswald Ramos, Universidade de São Paulo

Ashenafi Abebe, Factify Ethiopia

Dr. Aisha Sembatya Nakiwala, Makerere University

Samba Dialimpa Badji, OsloMet

Victor Vicente, VERO Institute

Dr.  Thilo Schroeder, Simula

Dr. Elizabeth Saad, Universidade de São Paulo

Dr. Abit Hoxha, University of Agder

Professor Barış Çoban, Doguş University

Dr. Julie Posetti

Bette Dam

Bora Ataman

Angelina Len

Amanda Gentz

Abeer Saady,

Nerma Sehovic

Lebogang Seale

Deniz Demir

Erik Adrian Eileng

Marit Nore

Ilias Nivezik

Corey Bolger

Svea Vikander

Theodora Uisso

Aytecin Khan Kvetal

Christine Kabazira

Luca Bruls

Nelson Bahati

Michael Nevradakis

Hasina Shirzad

Bella Boqo