A internet é repleta de vídeos virais compartilhados e “remixados”, mas muitos deles não têm uma origem facilmente reconhecida. Este módulo tem como objetivo apresentar formas de identificar a origem de vídeos e imagens compartilhadas em plataformas de mídias sociais. Neste capítulo, vamos mostrar ferramentas para você investigar essas mídias.

Neste capítulo...

Olá! Nos capítulos 1 e 2, mostramos como você pode explorar os mistérios das mídias sociais e usar buscadores para potencializar suas investigações. Agora chegou a hora de você mergulhar nas fotos e vídeos. Vamos mostrar como você pode olhar por trás do visual para descobrir a origem e outras informações-chave dessas peças.

MENU

Habilidades do capítulo

Busca reversa de imagens

VISUALIZAR

Metadados do YouTube

VISUALIZAR

Habilidade 01

Busca reversa de imagens

Tem tanta coisa sendo compartilhada na Internet que muitas vezes uma mesma imagem ou vídeo ganha várias versões diferentes e a gente nem sabe como aquilo começou. Mas sabia que há uma forma de identificar a origem desses conteúdos e ver se aquilo é fake?

Conheça a busca reversa de imagens: a ferramenta feita para saber de onde veio aquela mídia que você encontrou e se ela é mesmo quem ela diz ser. Com esse tipo de pesquisa, você encontra onde ela foi publicada pela primeira vez, que outras páginas a utilizaram, se há versões com tamanhos diferentes e até mesmo imagens parecidas com aquela. 

Tudo isso é possível graças aos metadados. É que para cada tipo de mídia que existe na Internet - texto, foto, vídeo, GIF -, existem informações que não visualizamos que estão associadas a elas. Por exemplo, uma foto é um dado. Já as informações sobre ela, como a localização onde a foto foi tirada, data, formato, tamanho do arquivo, são seus metadados: eles não aparecem na tela, mas estão anotados no arquivo.

A busca reversa de imagens pode ser feita utilizando ferramentas diferentes. Em qualquer delas, a lógica é a mesma: checar a sua procedência a partir de seus metadados - basta o usuário colocar a foto como o item de busca e observar os resultados. Dá para fazer isso a partir do já conhecido Google Imagens, mas também com outros recursos, como Google Lens, InVid, Bing, TinEye, Yandex e Getty Images. 

Começando pelo exemplo mais conhecido, o Google Imagens é uma ferramenta que ajuda na busca reversa tanto pelo computador quanto pelo celular. Se estiver usando um computador, há três passos simples a serem seguidos:

  1. Primeiro, é preciso copiar o endereço da imagem. Essa opção aparece ao clicar na imagem com o botão direito do mouse. Também dá para salvar a imagem no computador, clicando em “salvar imagem como” com o botão direito; 
  1. O passo seguinte é usar essa imagem como item de busca. No Google, basta clicar no símbolo de câmera que aparece ao lado direito da barra de pesquisa. Daí, é só inserir o endereço da imagem ou fazer seu upload;
  1. Pronto! Feita a busca, agora os resultados mostram conteúdos relacionados à imagem buscada, como reportagens, imagens semelhantes e outros. Atenção a esses resultados, que são eles que ajudam na sua checagem do fake dói!

Simples, não é? E pode ficar mais prático ainda: se o seu navegador web for o Google Chrome ou o Microsoft Edge, também dá para fazer essa busca reversa clicando em uma imagem com o botão direito e selecionando a opção “Procurar imagem no Google" ou “Pesquisar a imagem na web”. Uma outra forma de deixar a busca reversa rápida e simples é usando extensões para navegadores que fazem isso em um clique - como, por exemplo, o InVid para Chrome ou Firefox. 

E se estiver usando o celular, tudo certo: há como fazer a busca reversa por ele também, e de um jeito bem parecido. Tanto no iOS quanto no Android, o aplicativo Google traz a função Google Lens, uma ferramenta com várias possibilidades de uso que é apresentada pela empresa com a frase “pesquise o que você vê”. Usando o Google Lens, você pode usar a câmera do celular ou uma imagem qualquer da galeria e ver os resultados associados a ela. O passo a passo é igualmente simples:

  1. Abrir o aplicativo do Google e clicar no ícone de câmera que fica ao lado da barra de pesquisa;
  1. Clicar no álbum de fotos ao lado da lupa - ou, se preferir, usar a câmera para tirar uma nova foto;
  1. Selecionar a imagem desejada, fazer a busca na Internet e checar os resultados.

Não tem o aplicativo do Google instalado? Sem problemas: acesse o Google Imagens pelo seu navegador e, no menu do aplicativo, procure e selecione a opção de exibir a página na versão para computador. Assim, o site deixa de aparecer na versão para dispositivos móveis e a página é a mesma que você veria num computador - assim como o passo a passo para a busca reversa. 

Para quem preferir alternativas ao Google - como Bing, Yandex, Getty Images ou extensões para navegador -, a ideia é a mesma. São recursos simples de serem utilizados e praticamente iguais a qualquer outra busca na Internet que já estamos tão acostumados a fazer: na prática, é só trocar o texto que digitamos por uma foto.

É ótimo que essas buscas sejam tão simples e acessíveis, mas isso não quer dizer que as ferramentas fazem o trabalho sozinhas. Perceba que o passo final - aliás, o mais importante! - é analisar o que está associado à imagem buscada. A ideia principal da busca reversa é ter um olhar crítico sobre os resultados que aparecem para conseguir compreender melhor aquele conteúdo. Por exemplo, qual foi o seu contexto, quem tirou a foto, se há resultados que sugerem que a imagem tenha sido modificada… dentre essas dicas, também é importante verificar as datas dos resultados, para entender se a imagem é antiga ou recente. Até porque muitas vezes, a desinformação ocorre usando informações verdadeiras, mas distorcendo seu contexto e momento para gerar uma impressão diferente da original. E isso acontece com textos, fotos ou qualquer tipo de mídia. 

É por isso que precisamos ter muito cuidado e atenção aos resultados na busca reversa de imagens. Infelizmente, a desinformação acontece de tantas formas que todo cuidado é pouco. Por exemplo, sabe como os buscadores costumam mostrar sites muito acessados entre os primeiros resultados? Isso acontece com conteúdos falsos também. Então, se uma imagem suspeita for compartilhada muitas vezes, o conteúdo enganoso também vai aparecer entre os primeiros resultados. Por isso que a busca reversa de imagens não faz nada sozinha: todos nós precisamos estar atentos e verificar se as fontes são confiáveis, ler com atenção, entre outros cuidados. 

Em síntese, precisamos manter sempre uma postura vigilante em relação ao conteúdo que consumimos.  As ferramentas estãos disponíveis para simplificar nossas vidas, mas não podemos depender apenas delas nem confiar cegamente e baixar a guarda. Busca reversa de imagens, operadores especiais, buscadores alternativos… todos esses desenvolvimentos vieram para ajudar e tornam nossas vidas mais práticas em vários sentidos, incluindo no combate à desinformação. Só não podemos esquecer que o protagonismo nessa missão ainda é nosso, combinado?

Habilidade 02

Metadados do YouTube

O que são metadados nós já sabemos! Descobrimos até como localizar esses metadados em postagens nas mídias sociais. A novidade é que, além de investigarmos os metadados de publicações nas mídias, também podemos desvendar eles nos vídeos do YouTube. Imagina quanta informação misteriosa tem por lá!? 

Já aprendemos a analisar vídeos em busca de fakes e agora vamos ter acesso a todas as informações vinculadas aos vídeos. Estamos nos saindo melhores que Sherlock Holmes, hein!? 

Vale lembrar que, além de servir como método investigativo, os metadados são muito bons para fazer seu vídeo ser encontrado com mais facilidade no YouTube. As palavras digitadas na caixa de pesquisa da plataforma, caso tenham relação com os metadados do seu vídeo, farão com que ele apareça nas pesquisas, tornando-o muito mais acessível e, dessa forma, aumenta as reproduções da sua postagem. 

Mas bora lá descobrir essas informações!

Você pode pesquisar as informações de um canal, de um vídeo específico ou de uma lista de reprodução.  

O site https://mattw.io/youtube-metadata/ é o segredo para nossas descobertas serem bem objetivas! Ele vai facilitar os metadados para você visualizar rapidinho!

Quando você joga o link de um vídeo, também aparecem as informações do canal que publicou o conteúdo. Então fica tranquilo que não precisa pesquisar duas vezes.

Nas informações do canal dá para você saber a data e até hora de criação do canal. O país a que o canal pertence também vem detalhado. 

Quanto aos vídeos, você também consegue descobrir a data e hora da publicação na plataforma. 

Ah! Se atenta para o fuso horário, viu?! 

As estatísticas do canal e dos vídeos também são apresentados: quantas curtidas, visualizações, comentários e inscritos. 

Outra informação que conseguimos ter acesso são as palavras-chaves que o canal possui e as tags vinculadas ao vídeo que você buscou. Aparecem todas!

Quando ocorre uma transmissão ao vivo, a ferramenta te dá os detalhes: a data e o horário de início e final da live.

E olha essa descoberta incrível que você pode fazer em alguns vídeos: também é possível visualizarmos a geolocalização, com local e a data que o conteúdo foi GRA VA DO. Mas pera lá! Isso não fica disponível em todas as publicações do YouTube, tá? Mas vale dar uma olhadinha.

Para fazer a pesquisa é bemmm simples: só colocar o link do vídeo ou conta que você quer investigar na caixa de texto do site que demos aí em cima. Clicar em “submit” (enviar), rolar a tela um pouco para baixo e… TCHARAM! Todos os dados em uma só página. 

Você vai ver uns códigos pela página mas fica tranquilo que logo abaixo de cada código as informações são reescritas em um formato mais objetivo e compreensível.

Além de todas as informações que o site te dá de mão beijada, ele ainda facilita o acesso à pesquisa de imagem reversa com algumas miniaturas disponíveis. 

E aí, pronto para colocar mais uma habilidade investigativa em prática?

Habilidade 03

Habilidade 04